Publicado em 2 de maio de 2021

  • 0
10 PASSOS QUE TODO MUNDO DEVERIA SEGUIR PARA EQUILIBRAR CORPO & MENTE

            Atualmente o ponto de equilíbrio entre corpo e mente é algo subjetivo, até porque cada pessoa tem necessidades diferentes na forma como leva sua vida. Entretanto, encontrar o equilíbrio entre o corpo e a mente é uma maneira de proporcionar bem-estar físico e mental. Recomendamos 10 passos que todas as pessoas deveriam seguir para equilibrar o corpo e a mente no sentido de criar um estilo de vida saudável e feliz.

1) A água – Beber água é essencial para a vida. Todos os seres humanos necessitam ingerir água diariamente, mas te pergunto, você sabe o que a água faz em nosso organismo? Afinal, qual é a função da água em nosso organismo? Gostaria de lembrar que nosso corpo é composto por 70% de água e ela é um componente indispensável para a sobrevivência de todas as células.  Ela age tem a função de regular a temperatura do corpo, o funcionamento dos nossos órgãos, na eliminação de toxinas, lubrificação das mucosas e no transporte de nutrientes. Assim, para que todas essas funções sejam desempenhadas de maneira adequada, precisamos ingerir no mínimo dois litros de água por dia. Cabe lembrar que chás, frutas, água de coco e sucos podem entrar nessa contagem, porém não devem conter a adição de açúcares.

2) A Meditação – Alguns minutos de prática de meditação diariamente são suficientes para que você sinta os benefícios dessa prática em poucos dias. Esta técnica milenar oriental, tem como base a concentração na respiração e ganhou o mundo pelos benefícios positivos na saúde do corpo e da mente. Estudos científicos comprovam a redução dos níveis de adrenalina e cortisol (hormônios relacionados a ansiedade e estresse), aumento da produção de endorfina, dopamina e serotonina (neurotransmissores ligados ao bem-estar e a felicidade), aumento da atenção e memória, melhora na qualidade do sono (insônia) e o fortalecimento do sistema imunológico.

3) O Jejum Interminente Ele pode ajudar a melhorar a imunidade, favorecer a desintoxicação do organismo, melhorar a disposição e agilidade mental. Este tipo de jejum consiste em não comer alimentos sólidos entre 16 e 32 horas algumas vezes por semana de forma programada, voltado a uma alimentação habitual e de preferência com base em alimentos com baixo teor de açúcares e gorduras. A estratégia mais comum para iniciar este jejum é ficar sem comer por 14 ou 16 horas, apenas ingerindo líquidos, como água, chá e café sem açúcar, mas este estido de vida só é aconselhado para pessoas saúdáveis.

4) A Comida de Verdade –  A alimentação saudável traz benefícios para a saúde como melhor controle do peso, rendimento do trabalho, aumento da memória e da concentração, fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças. O correto não é simplesmente comer pouco por que pode causar déficit de nutrientes. Para manter o funcionamento do organismo todo ser vivo precisa de uma alimentação equilibrada, comer é fundamental a sobrevivência humana, principalmente comer corretamente é essencial para a manutenção da qualidade de vida. Entre os benefícios de uma alimentação saudável tem-se: a) a fonte de energia, que é essencial para andar, pensar, estudar ou brincar; b) prevenção de doenças como câncer, problemas cardíacos e mau funcionamento dos órgãos; c) auxilia na renovação dos tecidos, principalmente dos ossos, da pele e dos músculos; d) melhora o rendimento e a concentração; e) melhora o metabolismo, e f) regula a produção de hormônios e evita problemas na tireoide, insônia e infertilidade.

5) O Sol –  Realizar a exposição ao sol diariamente traz benefícios a sua saúde, uma vez que estimula a produção de vitamina D e melanina, previni doenças e aumenta a sensação de bem-estar. Alguns benefícios para a nossa pele decorrentes da exposição ao sol: a) produção de vitamina D (estimula os níveis de cálcio, ajuda a prevenir a formação de doenças, principalmente as auto-imunes); b) diminui o risco de depressão (aumenta a produção de endorfina que é um antidepressivo natural, aumenta níveis de alegria e sensação de bem-estar); c) melhora a qualidade do sono (ajuda a regular o ciclo do sono), d) protege o organismo contra doenças e e) ficar bronzedo (estimula produção de melanina e impede a absorção de mais raios UVB).

6) A Atividade física – A prática regular é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardíacas, fortalecer ossos e músculos, por exemplo. Esses benefícios podem ser alcançados em cerca de 1 mês após o início da atividade regular, como caminhadas, musculação, pular corda, correr, dançar, praticar pilates e yoga.

7) O Sono – Dormir bem ajuda a fortalecer a capacidade do organismo para combater infecções, reforçando os anticorpos e o sistema imunológico, uma vez que durante o sono o corpo o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como reparo dos tecidos, o crescimento muscular, síntese de proteínas, reposição de energias e a regulação do metabolismo. Especialistas recomendam em média 8 horas de sono por dia, sem interrupções. Este número pode variar de acordo com a idade de cada um, pois as necessidades de desenvolvimento de seu corpo podem variar. Os adultos necessitam de 7 a 8 horas diárias, adolescentes precisam dormir de 8 a 10 horas, crianças necessitam de 9 a 13 horas e os bebês de 12 a 16 horas por dia.  

8) Energia – Cuidar das suas energias e buscar técnicas que auxiliem no seu alinhamento energético e na elevação da sua vibração podem gerar equilíbrio biológico, psicológico e emocional de uma pessoa. A prática de técnicas integrativas alternativas como Reiki, Tameana e Mesa Radiônica proporcionam um alinhamento rápido em que as pessoas percebem o reequilíbrio interno e o bem-estar.

9) O Amor – Este sentimento ajuda a manter o estado de felicidade e segurança emocional, traz um sentimento de importância mútua e produz outros efeitos secundários positivos a nossa saúde. Alguns hormônios são produzidos pelo nosso corpo quando estamos apaixonados, tais como: a) feniletilamina (hormônio da paixão), b) melatonia (regulação do sono), c) noradrenalina (hormônio do ânimo e atenção), d) dopamina (evita doenças e reforça o sistema imune), e) endorfina (sensação de bem-estar geral), f) estrogêneo e testoserona (amadurecimento dos órgaos sexuais, pele, aparência dos cabelos e unhas). E ainda, ajuda a reduzir inflamações, reduz os riscos de infarto e os níveis de colesterol ruim, além de trazer benefícios para as pessoas com diabetes e câncer. Promover este sentimento no nosso corpo ajuda a fortalecer o sistema imunológico, reduz as possibilidades de desenvolver algum tipo de herpes ou ainda, adquirir gripes e resfriados, reduz o estresse, depressão e a ansiedade, melhora o sono e também aumenta a criatividade.

10) A Fé – Os benefícios da fé são atestados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), uma vez que influenciam na saúde física, mental e biológica. A crença pode diminuir os riscos de diabetes, doenças cardiovasculares, respiratórias, infartos, insuficiência renal e acidente vascular cerebral.

Dra. Sabrina Nascimento


Compartilhar:

Voltar

O que você achou deste conteúdo? Deixe um comentário!